5 Passos para encontrar o seu estilo pessoal

“Estilo de assinatura” é uma daquelas coisas que ouvimos as pessoas falarem no mundo da moda, mas nem todos sabem o que realmente significa. Descobrir o nosso próprio estilo pode ser muitas vezes difícil, principalmente se cairmos na armadilha da comparação com outras pessoas, especialmente celebridades da moda. Porém, se prestarmos atenção, mesmo quem tem acesso à todas as tendências, há quem prefira investir num estilo próprio, que funcionará por anos a fio ao invés de se vestirem exatamente como as outras pessoas, ainda que essas sejam consideradas “trendsetters”. É o caso das gêmeas Olsen, Alexa Chung, Caroline De Maigret, por exemplo.

Se está à procura de uma revisão total do seu estilo ou então querendo tentar algo novo, algumas simples mudanças poderão fazer você gostar mais do seu guarda-roupa e do seu espelho todas as manhãs. A primeira coisa a ser feita é entender (e aceitar) o formato do seu corpo para saber vesti-lo. Só assim você saberá identificar com certeza aquilo que te faz sentir-se mais confiante e mais feliz. Preparad@?

1. ENTENDA SUA O FORMATO DO SEU CORPO

Esse é o passo mais importante. Conhecer as suas silhuetas e as partes que mais te favorecem é meio caminho para ser feliz com seu estilo. O segredo está em respeitar as proporções para encontrar o equilibrio. Conselhos de amigos e familiares honestos ou de uma especialista (oi! =)) pode ajuda-l@ a detectar as suas melhores curvas e encontrar os melhores itens do seu guarda-roupa. Explorar as combinações desses itens e tirar fotos fará você ganhar mais looks e mais tempo, especialmente pelas manhãs…

2. INVISTA EM PEÇAS QUE USARÁ MUITAS E MUITAS VEZES

Um estilo de assinatura bem sucedido é aquele que você vai adorar por anos e anos, por isso o seu foco deve ser usar somente coisas que você realmente adora. Se ainda não tem a certeza de quais são esas peças, faça um teste daquelas que tem dúvidas separado-as numa área visível. Se num prazo de um mês você não as usar, então perceberá quais são os itens que estão prejudicando o bom andamento do seu guarda-roupa e o que nã vale a pena investir.

3. FAÇA UMA AUDITORIA NO SEU ARMÁRIO

A chave para o estilo pessoal é ter um guarda-roupa eficiente e organizado. Não importa quantas peças você decidiu que deve ter, importa que você as use efetivamente. Ao auditar seu guarda-roupa, é importante prestar atenção aos itens que não fazem você se sentir bem. Não é preciso dizer que, só porque toda gente tem um cinto Gucci não significa que você também o deve ter, não é mesmo? Aliás, aqui vai um conselho: se toda gente tem, talvez já não sela um bom investimento…

4. CONCENTRE-SE NAS CORES QUE MAIS GOSTA

Além de encontrar a silhueta que mais te favorece, também convém pensar um pouco sobre as cores. Pense para além das cores que adequam aos tons da sua pele. O seu estilo deve representar só uma pessoa: você. Por isso, mais do que te fica bem, você precisa saber o que te faz bem. Até porque, não é preciso vestir-se de uma determinada cor para parecer mais radiante. Um batom e ou uma boa make-up pode fazer lindamente esse papel.

5. ENCONTRE A SUA PEÇA DE ASSINATURA

A maioria dos ícones de estilo tem uma assinatura que você detecta a uma milha de distância. Pode ser um acessório, uma cor, um print ou até mesmo um truque de beleza. Caroline Issa tem o seu batom vermelho impecável, Olivia Palermo e Kate Middleton e seus cabelos indefectíveis, Anna Wintour, os famosos óculos escuros… Ser consistente naquilo que gosta, transmite mais personalidade à sua imagem e individualiza o teu estilo.

A soma desses simples passos vai resultar num grupo de peças que você realmente gosta de usar. Ao final, pode parecer um pouco entediante ter tão pouca variação, mas descobrir o seu real estilo pessoal era o intuito, certo? Muitas das mulheres mais elegantes do mundo possuem um estilo de assinatura bem definido no trabalho, no fim de semana e em qualquer dia. Na semana da moda, por exemplo, não vemos variação de estilo nos looks de Anna Wintour ou de Lucy Williams, não é mesmo? São mulheres de personalidade com estilo próprio.

Ter uma fórmula na hora de se vestir que você conhece e confia, não significa que sempre parecerá a mesma pessoa. Dentro desse estilo (que é seu e único), você poderá eventualmente, adicionar acessórios imprevisíveis, acrescentar algum detalhe trendy ou ousar na maquilhagem… Ter uma fórmula segura signifa fim da sensação de não ter “nada para usar”.